BOLÍVIA
Bolívia (Pronúncia espanhola, AFI: /βoˈliβja/), oficialmente Estado Pluri-nacional da Bolívia, é um país encravado no centro-oeste da América do Sul. Faz fronteira com o Brasil ao norte e leste,Paraguai e Argentina ao sul, e Chile e Peru ao oeste.
Antes da colonização europeia, a região andina boliviana fazia parte do império Inca - o maior império da era pré-colombiana. O império Espanhol invadiu e conquistou essa região no século XVI. Durante a maior parte do período colonial espanhol, este território era chamado Alto Peru ou Charcas e encontrava-se sob a administração do Vice-Reino do Peru, que abrangia a maioria das colônias espanholas sul-americanas. Após declarar independência em 1809, dezesseis anos de guerras se seguiram antes do estabelecimento da república, instituída por Simón Bolívar, em 6 de agosto de 1825. Desde então, o país tem passado por períodos de instabilidade política, ditaduras e problemas econômicos.
A Bolívia é uma república democrática, dividida em nove departamentos. Geograficamente, possui duas regiões distintas, o altiplano a oeste e as planícies do leste, cuja parte norte pertence à bacia Amazônica e a parte sul à Bacia do Rio da Prata, da qual faz parte o Chaco boliviano. É um país em desenvolvimento, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e uma taxa de pobreza que atinge cerca de 60% da população. Dentre suas principais atividades econômicas, existe a agricultura, silvicultura,pesca, mineração, e bens de produção como tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho.
A população boliviana, estimada em 10 milhões de habitantes, é multiétnica, possuindo ameríndios, mestiços, europeus, asiáticos e africanos. A principal língua falada é o espanhol, embora o aimará e o quíchua também sejam comuns. Além delas, outras 34 línguas indígenas são oficiais. O grande número de diferentes culturas na Bolívia contribuiu para uma grande diversidade em áreas como a arte, culinária, literatura e música.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
.svg%2F125px-Flag_of_Bolivia_(state).svg.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)

Minha vida na Bolívia
Bom amigos! Alem de tudo isso que a Wikipédia diz sobre a Bolívia, nada como saber um pouco mais de alguém que viveu anos nesse país.
Pois bem, sou Brasileiro nascido em Curitiba - PR, casado, pai de duas filhas, inclusive a mais velha nasceu na Bolívia.
Morei 7 anos e meio na Bolívia, fui para lá ainda jovem, afim de se dedicar na minha Fé Cristã (uma particularidade minha), passei por momentos difíceis nesse país, uma das principais dificuldades que tive foi no idioma, pois meu espanhol era Paraguaio. Tem uma diferença muito grande na pronuncia e no significado das palavras, isso acontece por causa dos muitos dialectos falado na Bolívia.
Então se está pensando em viajar para a Bolívia e acha que domina o espanhol, cuidado com o que vai falar para não ofender ninguém por lá, ou para não se tornar motivo de piada da parte deles, eles fazem piada o tempo todo dos Brasileiros que passam ou vivem por lá.
Com o tempo a gente vai ganhando mais confiança com eles e as piadas diminui. Nunca tente falar espanhol sem saber oque está falando, pois isso pode ser muito constrangedor se eles desconfiarem que você está imitando eles. Eles dizem que é melhor que se fale em português do que pronunciar uma palavra errada. A gente fica constrangido com isso, e as vezes eles se ofendem com o que ouviram.
Os Bolivianos no geral são hospitaleiros e amorosos, mas não gostam de ser menosprezado por ninguém. De o valor devido a eles e seja retribuído com tudo de bom que eles tem a te oferecer.
Antes de ir viver na Bolívia eu achava que eles eram sujos (cotinos, no idioma deles), mas morando lá não vi esse lado como sujeira, e sim como falta de condições financeira para se ter uma vida 100% limpa.
Um exemplo: Aqui no Brasil nós temos uma cozinha moderna, algumas toda equipada, mas eles não tem se quer condições de construir uma cozinha quanto mais de equipar. Lá as cozinhas são feitas no geral do lado de fora da casa, onde se passa a maior parte do tempo com a família.

COZINHA TÍPICA EM ROBORÉ NA BOLÍVIA
Esse gordo acima sou eu com uma família de nossa igreja. A irmã estava preparando uns biscoitos de maíz (biscoito de milho) para nós levar na viagem. Agora eu pergunto: Como vou cobrar uma limpeza 100% num lugar como esse? As condições são mínimas, só nos resta adaptar-se com a realidade vivida naquele momento, e não criticar o que não podemos ajudar.
Amo Bolívia e a todos os que lá vivem, por isso antes de sair do teu país veja se você tem preparação para conviver num lugar com costumes e condições diferentes que a sua. Não vá pensando que tudo é mar-de-rosas porque nessa jornada pode haver muitos espinhos.

COZINHA TÍPICA EM ROBORÉ NA BOLÍVIA

EU NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA EM CORUMBÁ - MS
Quero deixar claro, que minha intenção não foi criticar a opinião de ninguém em relação à Bolívia, mas sim em conscientizar algumas pessoas de que a Bolívia é maravilhosa para Turismo e para viver, desde que entendamos as condições reais do lugar. Uma coisa é certa, quem vai a Bolívia, nunca mais vai esquecer os momentos vividos naquele país, apesar de ser um país pobre, tem uma Natureza Rica e Maravilhosa, onde nos dá a alegria de saber que Deus habita na humildade dos povos.
Por hoje é só amigos. Fico a disposição de todos para mais informações sobre a Bolívia.
Um forte abraço à todos do fundo do coração!!!
VIAJANTE LATINO
Nenhum comentário :
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO OU PEDIDO DE INFORMAÇÃO. ABRAÇOS À TODOS!!!